Evaldo Lima: Audiência Pública debate Plano Diretor Cicloviário

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na última quinta-feira (04/12), audiência pública para discutir o Plano Diretor Cicloviário Integrado de Fortaleza (PDCI). O evento foi celebrado com uma construtiva troca de ideias e também esclarecimentos sobre o projeto da Prefeitura que visa melhorias na mobilidade urbana da Capital.  

Autor do requerimento, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) conduziu a sessão aberta ao povo no Plenário e facilitou o debate entre representantes dos movimentos sociais e do poder público.

Compuseram a mesa para discussão do PDCI, além do líder do governo na CMFor, o titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinf), Samuel Dias; o gerente de Educação para o Trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Nertan Rocha; o secretário de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, João Pupo; a engenheira e técnica de transportes do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), Sueli Rodrigues; o técnico do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT), Gustavo Pinheiro; o vereador do PSOL, João Alfredo e o presidente da Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza, Celso Sakuraba.

Entre perguntas, repostas e depoimentos, os participantes entraram em acordo que o Plano Diretor Cicloviário Integrado representa um grande avanço para a mobilidade urbana de Fortaleza. Ao ser aprovada sua execução, há a expectativa por parte da população, representantes de entidades e poder público de que a Capital estabeleça uma estrutura segura e digna para aqueles que optam por pedalar.

A audiência pública foi um momento de troca de experiência, concordâncias e discordâncias. Mas, acima de qualquer divergência, destacou Evaldo Lima, o evento se mostrou um espaço de encontrar as melhores soluções para problemas de trânsito de Fortaleza. “É importante que esses avanços também sejam da construção popular. Através dessa audiência, o Plano Diretor Cicloviário ganha força e novos olhares em benefício da busca pela cidade ideal para se viver”, pontuou o parlamentar do PCdoB.

Fundamental na elaboração e futura execução das ações do plano, a Seinf acredita no diálogo com o público crescente de ciclistas em Fortaleza, para assim aperfeiçoar a realização dessas mudanças na malha viária da cidade. “Desde o início foi-se a campo para que esse plano atenda de forma efetiva às necessidades de quem anda de bicicleta na cidade. Foram feitas pesquisas com ciclistas, além de termos somado ao projeto soluções viáveis sugeridos pela própria população”, salientou o secretário Samuel Dias.

O projeto de lei para implantação do PDCI foi encaminhado pelo prefeito Roberto Cláudio à Câmara Municipal de Fortaleza no último dia 12 de novembro. Em regime de urgência, o plano deve receber aprovação do Legislativo até o fim deste mês de dezembro. Elaborado desde agosto do ano passado, o Plano Diretor Cicloviário propõe 523 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas na cidade, em obras que devem se estender pelos próximos 15 anos.

O PDCI é a consolidação das diversas ações da atual gestão em prol da bicicleta como modal de transporte. A Prefeitura do Fortaleza já vem atuante no apoio aos ciclistas, acreditando no meio de transporte como meio de desafogar o trânsito do município. O Sistema de Bicicletas Compartilhadas, lançado em outubro, prevê 40 estações disponíveis até 2015. No último mês de setembro, a cidade ganhou novos estímulos para pedalar com a Ciclofaixa de Lazer. O programa ocorre todos os domingos, de 7 horas às 13 horas, e vai da Avenida Washington Soares até o Passeio Público.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)