EUA manterá 10.800 militares no Afeganistão em 2015

Os Estados Unidos manterão no Afeganistão cerca de 10.800 militares nos primeiros meses de 2015, mil a mais do que o previsto, informou, neste domingo (7), o website do Departamento de Defesa.

Soldados e armamento americanos no Afeganistão

A Casa Branca tinha planejado reduzir sua presença no país asiático para 9.800 homens no final deste ano, e ainda mantém seu projeto de diminuir para 5.500 em dezembro de 2015.

O motivo principal para a permanência destas tropas adicionais é que os aliados dos Estados Unidos na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) têm demorado mais do que o previsto para fechar os acordos de enviar suas tropas ao território afegão no próximo ano, acrescenta a nota oficial.

De acordo com meios de imprensa estadunidenses, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Charles Hagel, foi a Kabul em uma visita surpresa, ao que parece, para pactuar com seus homólogos locais alguns detalhes sobre as novas decisões sobre a permanência das forças norte-americanas nessa nação.

Os senadores republicanos John McCain e Lindsey Graham solicitaram recentemente ao presidente Barack Obama que reconsidere seus planos de retirar totalmente as tropas estadunidenses do Afeganistão para 2016 e não repita os mesmos erros que cometeu no Iraque ao dispensar as tropas muito cedo.

Desde que Washington iniciou a guerra contra essa nação asiática em outubro de 2001, mais de 2.400 militares norte-americanos morreram e outros 19.600 ficaram feridos, enquanto o custo total das operações excede um trilhão, de acordo com relatórios oficiais.

Fonte: Prensa Latina