Celac empreende luta contra a corrupção na América Latina
A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) prevê a criação de um grupo de trabalho para reforçar a luta contra a corrupção na região. A ideia é fazer a promoção de mecanismos de luta aplicáveis no cenário internacional e a geração de um índice regional que permita medir o progresso na erradicação do problema.
Publicado 10/12/2014 16:50

Tal medida foi acordada na última sessão da 2ª Reunião de Ministros e Autoridades de Prevenção e Combate à Corrupção da Celac, que na terça-feira (9) aprovou a Declaração de Quito, na qual se estabelece o compromisso de "propor políticas públicas sobre o tema e estabelece mecanismos regionais e programas conjuntos para promover uma cultura de gestão pública transparente".
Segundo a agência, o secretário técnico da Transparência da Gestão do Equador, Ernesto Valle, ressaltou a importância das ações a serem realizadas pela Comissão, especialmente na formulação de um índice regional para medir o progresso no combate à corrupção.
A formação do grupo para a luta contra a corrupção foi acordada em janeiro deste ano, quando foi realizada em Havana, Cuba, a reunião de chefes de Estado da organização.
A Celac, formada por 33 países da América Latina e do Caribe, é um mecanismo cuja missão é promover a integração regional e na promoção do desenvolvimento sustentável.
Fonte: Telesur