Campanha popular lança debate sobre reforma urbana em Salvador

Firmar o conceito de direito à cidade e inaugurar um novo olhar para Salvador. De acordo com João Pereira, presidente da Federação das Associações de Bairros de Salvador (Fabs), estes são os principais objetivos da campanha Salvador é agora: o futuro quem faz somos nós, que será lançada neste sábado (13). O evento, que acontece na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), conta com a presença do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), relator do Estatuto das Cidades.

Campanha popular lança debate sobre reforma urbana em Salvador

“A campanha reflete o desejo da população soteropolitana de interferir no processo de construção da cidade, uma vez que o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) é a base para isso. Então, os cidadãos não podem ficar à margem desta discussão”, diz Pereira.

Para o movimento popular, portanto, este é um momento de grande importância, por se tratar do lançamento de um campo político que pretende disputar a cidade, na perspectiva de defender a reforma urbana, fazendo o contraponto em relação à administração do prefeito ACM Neto, explica ainda o dirigente comunitário.

Durante toda a manhã, os participantes – entre estes representantes de movimentos populares e sociais e de centrais sindicais, apoiados por partidos políticos progressistas – vão debater o PDDU em uma perspectiva democrática, mostrando que não se pode enxergar a cidade apenas no modo econômico, mas focar na qualidade de vida da população, planejada para atender as necessidades em saúde, educação, emprego e renda.

Segundo João Pereira, o PDDU apresentado pela prefeitura de Salvador privilegia critérios produtivos, e não é claro em relação às demandas sociais e de preservação ambiental e patrimonial.

Erros e autoritarismo

Na opinião da presidente do Comitê Municipal do PCdoB em Salvador, Olívia Santana, “depois de tantos processos de judicialização do PDDU, por erros e autoritarismo de prefeitura, em sucessivas gestões, Salvador merece um debate realmente democrático sobre essa matéria, que abra perspectiva para as mudanças que a população necessita.”

E o presidente do PT Salvador, Edson Valadares, complementa: “É a sociedade assumindo para si a luta pelo modelo de desenvolvimento que a cidade realmente precisa”. Os presidentes dos comitês políticos destacam que este movimento não é partidário, mas centrado nas forças populares.

Participam da discussão representantes da União dos Jovens Socialistas (UJS), Levante Popular e Consulta Popular, para colaborar com o debate sobre a mobilidade urbana; da União de Negros Pela Igualdade (Unegro), para contribuir com intervenções sobre a violência na cidade, especialmente em relação ao jovem negro; da União Brasileira de Mulheres (UBM), provocando o debate sobre os desafios da mulher na cidade; além do movimento sindical, para tratar dos desafios do mundo do trabalho.

Fonte: Comitê Municipal do PCdoB de Salvador