Milhares protestam nos EUA contra o racismo e a violência policial

Milhares de pessoas participaram neste sábado (13) de protestos contra o racismo e a brutalidade policial nos Estados Unidos, em particular pelo assassinato de Michael Brown e Eric Garner por forças policiais.

Milhares protestam nos EUA contra o racismo e a violência policial - Opera Mundi

Sob a palavra de ordem de Justiça para Todos, as marchas foram organizadas pelo líder dos direitos civis Al Sharpton, e tiveram como cenário a Freedom Plaza, em Washington e se dirigiram até o Congresso dos Estados Unidos.

As ações de protesto foram organizadas pela Associação Nacional para o Avanço das “Pessoas de Cor”, a Rede de Ação Nacional e a Liga Urbana, entre outras entidades que promoveram ações similares nas cidades de Nova York, São Francisco, Austin e Kansas City.

O ato de Washington teve a presença dos familiares de Brown e Garner, assassinados por policiais brancos, em Ferguson, Missouori, e Staten Island, Nova York, respectivamente.

A recente decisão de um júri em finais de novembro de não acusar o agente Darren Wilson, que matou Brown em 9 de agosto, desencadeou protestos e distúrbios em 170 cidades de 40 estados, desde Washington, Califórnia e Oregon, até Nova York, Ohio, Georgia, Mississippi, Illinois e Massachussets.

No início de dezembro ocorreu outra onda de protestos pela decisão de um júri de Staten Island, Nova York, de eximir de culpa o oficial Daniel Pantaleo, que em 17 de julho assassinou Eric Garner.

Do Portal Vermelho com Prensa Latina