Presidentes de Equador e Colômbia revisam projetos conjuntos

Os presidentes do Equador, Rafael Correa, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, reúnem-se nesta segunda-feira (15), na província equatoriana de Esmeraldas, durante o 3º Gabinete Binacional, com o fim de avaliar o andamento de compromissos e projetos conjuntos.

equador

Na reunião, que acontecerá no cantão Rio Verde, as partes revisarão o avanço de programas binacionais agrupados em seis eixos: infraestrutura e conectividade, segurança e defesa, assuntos econômicos e financeiros, assuntos fronteiriços, assuntos ambientais e assuntos comerciais.

De acordo com um comunicado da chancelaria, serão divulgados os resultados concretos das quase 40 reuniões mantidas pelas equipes técnicas de ambos países e serão assumidos novos acordos para fortalecer o desenvolvimento das populações fronteiriças.

No último verão, os chanceleres Ricardo Patiño (Equador) e María Ángela Holguín (Colômbia) sustentaram na cidade portuária de Guayaquil uma reunião preparatória do gabinete binacional, durante a qual defenderam dinamizar o cumprimento dos compromissos.

Patiño considerou que devem continuar trabalhando para estreitar as relações de irmandade e vizinhança, pois "nos preocupamos por avançar juntos na economia, desenvolvimento social, paz e estabilidade".

Enquanto isso, Holguín destacou a necessidade de serem mais agressivos nas decisões que tomam e nos prazos que definem, com o propósito de caminhar com maior rapidez para o cumprimento das metas.

Os gabinetes binacionais são uma iniciativa desenvolvida por Quito com os vizinhos Peru e Colômbia, a fim de avançar em questões de interesse comum, principalmente programas de desenvolvimento das zonas fronteiriças.

Fonte: Prensa Latina