Equador media diálogo de conciliação entre Colômbia e Venezuela

Os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Venezuela, Nicolás Maduro, são recebidos nesta segunda-feira (21) no Equador, para estabelecer diálogos a fim de superar os problemas fronteiriços que os países vêm enfrentando nos últimos tempos. A reunião acontece no Palácio do Governo equatoriano.

Santos e Maduro - Reuters

O presidente do Equador, Rafael Correa, assegurou que seu país está em festa pelo encontro dos dois chefes de estado e agradeceu aos colegas por aceitar a reunião. O convite foi feito porque o Equador é o atual presidente pro-tempore da Celac.

“A ideia de reunir Maduro e Santos surgiu em uma conversa por telefone com Tabaré Vásquez, presidente do Uruguai, país que exerce atualmente a presidência pro-tempore da Unasul”, explicou Correa.

Desta forma, os dois presidentes concordaram em formular os convites para Maduro e Santos de modo que é uma ação oficial tanto da Unasul, quanto da Celac. Segundo Correa, os chefes de estado colombiano e venezuelano atenderam ao chamado “sem impor condições e com gentileza”.

O chanceler do Equador, Ricardo Patiño, peça chave na realização do encontro, afirmou que os dois presidentes dos blocos de integração estão “muito agradecidos” pela atitude de Maduro e Santos em aceitar o chamado para o diálogo.

Os conflitos entre Colômbia e Venezuela iniciaram no dia 20 de agosto, depois que Nicolás Maduro ordenou o fechamento da fronteira em vários municípios do estado de Táchira, em função de um ataque paramilitar colombiano contra efetivos do exército venezuelano.

Em seguida, Maduro decretou Estado de Exceção para restabelecer a ordem na região e erradicar as máfias paramilitares colombianas e os grupos vinculados ao contrabando de gasolina, alimentos e medicamentos na fronteira. Na última quinta-feira (17) um avião da Força Armada Nacional Bolivariana da Venezuela caiu quando realizava um sobrevoo no espaço aéreo venezuelano para monitorar o ingresso ilícito de uma aeronave colombiana rumo ao Sul.