Exposições reúnem trabalhos de fotógrafos cearenses e peruanos

Nesta quarta-feira (17/12), a partir das 19h, o Sobrado Dr. José Lourenço recebe a abertura de exposições que reúnem a produção fotográfica latino-americana contemporânea.

Fotógrafos cearenses e peruanos terão suas fotos expostas no equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), que está aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 17h. As exposições acontecem em uma parceria com o festival Encontros de Agosto e seguem abertas para visitação até fevereiro de 2015.

No ano em que a fotografia completou 175 anos, o festival Encontros de Agosto chega a sua quarta edição. “Entre o Documento e a Ficção – Fronteiras da Fotografia” é o tema da edição de 2014 do evento, que tem como foco principal promover a fotografia cearense e a produção latino-americana.

Dando continuidade à programação que aconteceu no dia 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia, e que contou com uma maratona de 12 horas de atividades, entre palestras, Feira da Fotografia e projeções, é chegada a segunda etapa do festival, com a abertura da exposição no Sobrado Dr. José Lourenço.

A curadoria da mostra de peruanos será assinada pelo editor e pesquisador Claudi Carreras, argentino residente em São Paulo, e que representa, juntamente com Iatã Cannabrava, o Estúdio Madalena, espaço reconhecido nacionalmente pela realização de projetos de fotografia e a formação de profissionais nessa linguagem. O Estúdio Madalena é parceiro do Encontros de Agosto deste ano.

A exposição peruana contará com os trabalhos dos autores: Adrian Portugal, Ernesto Benavides, Giancarlo Shibayama, Gihan Tubbeh, Maricé Castaneda, Musuk Nolte e o coletivo Versus.

A mostra de cearenses será composta por obras dos fotógrafos Beatriz Mendes, Beto Skeff, Celso Oliveira, Davi Pinheiro, David Aragão, Fernando Jorge e Rubens Venâncio, George Sampaio, Gentil Barreira, Henrique Torres, Igor de Melo, Markos Montenegro, Otávio Menezes, Marcos Pardana, Priscila Smith, Sérgio Carvalho e Thais Mesquita. A curadoria da produção cearense foi desenvolvida pela Travessa da Imagem, Ifoto e Olho de Peixe.

Por meio das mostras de cearenses e peruanos, o Encontros de Agosto 2014 busca reforçar as trocas culturais entre os dois países, ampliando as possibilidades de circulação da fotografia local no exterior; além de trazer ao Ceará artistas de circuitos internacionais para dialogar com autores da região e abrir oportunidades de crescimento para quem se inicia e quem já atua na arte fotográfica.

O Encontros de Agosto têm coordenação geral de Patrícia Veloso. O festival é promovido pelo Fórum da Fotografia – Ceará e realizado por Instituto Anima Cult e Imagem Brasil; com apoio cultural do Sobrado Dr. José Lourenço, Porto Iracema das Artes, Companhia Energética do Ceará (Coelce) e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult, com recursos do VI Edital Mecenas do Ceará. Conta ainda com a parceria do Estúdio Madalena, Travessa da Imagem, Instituto da Fotografia (Ifoto) e da Rede de Produtores Culturais da Fotografia Brasileira (RPCFB).

Serviço

Abertura das exposições de autores cearenses e peruanos

Quarta-feira, 17 de dezembro, às 19h no Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154, Centro). Acesso gratuito.

Fonte: Secult