Governador eleito visita curso de operações táticas especiais

A dois dias do encerramento do Curso de Operações Táticas Especiais (COTE), os futuros formandos do Grupo de Resposta Tática (GRT), saudaram, em ato de continência a presença do eleito Governador do Maranhão, Flávio Dino e do futuro Secretário de Segurança Pública (SSP), delegado Jefferson Portela, na manhã desta quinta-feira (18), na Academia Integrada de Segurança Pública (AISP).

 O COTE é promovido pelo Departamento de Operações Táticas Especiais (DOTE), subordinado a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), sob o intuito de desenvolver técnicas aprimoradas para situações de alta complexidade, bem como, preparar e aperfeiçoar a performance dos policiais diante das circunstâncias atípicas inerente aos riscos da profissão.

Com duração de quarenta dias por 24 horas, cerca de 34 alunos, entre policiais militares e civis; agentes penitenciários e da guarda municipal dos estados do Maranhão, Roraima, Amazonas e Mato Grosso passaram por treinamentos intensivos e especializados nas áreas de operações ribeirinhas; técnica com explosivos; combate a recinto fechado; tiro de precisão; serviço de inteligência; navegação via GPS e bússola; direitos humanos, psicologia aplicada, entre outros, onde, 11participantes desistiram.

Na oportunidade, Flávio Dino demonstrou grande admiração pelo trabalho desenvolvido pela força especial. “Admiro a tropa pelo seu comprometimento com a sociedade, apesar da falta de estrutura. Durante minha gestão, entre minhas prioridades está a segurança pública, pois entendo que este setor é o coração da sociedade, e a insuficiência deste órgão desestrutura as demais áreas”, pontuou.

A solenidade de encerramento do curso acontece no sábado (20), no Jardim Botânico da Vale às 9h00 da manhã.