ONU pede fim de ações de grupos armados nas colinas de Golã

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou nesta quinta-feira (18) uma resolução que pede aos grupos armados que atacam a Síria a não realizar ações nas Colinas de Golã.

soldados israelenses - Haaretz

A iniciativa, aprovada por unanimidade, pede aos estados membros da ONU que transmitam com firmeza aos extremistas opositores que devem abandonar suas atividades na parte controlada pela Força de Observação nas Colinas de Golã (Undof).

Pede ainda a devolução das posições, dos veículos, das armas e dos equipamentos tomados da missão de paz, criada pelo Conselho em 1974, depois do acordo de separação entre a Síria e Israel e em seguida da guerra de 1973.

Damasco denunciou de forma reiterada as operações dos terroristas no Golã e o apoio de Telavive aos mesmos, como parte da campanha anti-Síria desencadeada há quase quatro anos, em sintonia com a mudança de regime promovido pelo ocidente e seus aliados.

A resolução apresentada no orgão de 15 membros pela Rússia e Estados Unidos pede a Israel e à Síria que não sejam realizadas ações militares no território e que sejam respeitados os acordos de separação.

Também exorta às partes a cooperar com a Undof, cujo mandato foi prorrogado até 30 de junho de 2015.

Israel ocupa desde 1967 uma parte das Colinas de Golã, território de cerca de 1,8 mil quilômetros quadrados, enquanto a Undof controla cerca de 235 km², com 1,2 mil militares de Fiji, Índia, Irlanda, Nepal, Holanda e Filipinas.

A Síria exige a devolução das áreas ocupadas por Telavive e o fim das provocações.

Fonte: Prensa Latina