Governo russo projeta melhora do rublo para o começo de 2015

O Ministério das Finanças da Rússia previu, nesta sexta-feira (19), uma melhora do rublo com tendência à valorização com relação ao dólar e ao euro, para o início de 2015.

Notas de rublo, moeda russa - randômica - Diário da Rússia

Concordando com especialistas e autoridades financeiras do país sobre uma subestimação do valor real do rublo, o ministro de Fazenda, Antón Siluanov, afirmou estar convencido de que a moeda local se fortalecerá no começo do próximo ano, quando o orçamento fiscal precisará de liquidez.

Siluanov confirmou que o ministério está pronto para intervir no mercado com seus excedentes em divisas, uma ação conciliada com o Banco Central da Rússia, segundo disse, depois de descartar riscos nas operações destinadas a estabilizar o sistema financeiro nacional, em geral.

“Não vemos nenhum risco de se vender hoje e comprar depois”, expressou o ministro em referência às operações de resgate, usadas como instrumento regulador do mercado financeiro, para respaldar a moeda local.

Depois da mensagem otimista do presidente Vladimir Putin, nesta quinta-feira (18), sobre as garantias de que o Governo está em condições de enfrentar a complexa conjuntura econômica e financeira, o valor do rublo subiu relativamente até a noite da quinta-feira, ao se cotar o dólar a 60 rublos e o euro a 74.

Além disso, o barril da marca de petróleo Brent cotou-se a 59,5 dólares, o que representa um aumento do preço em 0,4 por cento, destacam os especialistas. Os baixos preços petroleiros no mercado internacional figuram entre os fatores objetivos da depreciação do rublo e do efeito em outros indicadores macroeconômicos, conforme a visão do governo russo e de alguns especialistas.

Segundo o ministro russo, a Fazenda trabalhará com cerca sete bilhões de dólares das reservas do Tesouro federal.

O vice-ministro de Finanças russo, Alexei Moiseev, disse que o Ministério está pronto para vender a quantidade de divisas necessárias no mercado durante o tempo que seja necessário. Adicionalmente, o Ministério de Finanças depositou nesta quinta-feira, como empréstimo uns três bilhões de dólares para a liquidez dos grandes bancos com um prazo de 14 dias e uma taxa de interesse de 2,66% anual.

Segundo uma comunicação oficial, para o próximo dia 29 de dezembro anunciou-se outro depósito de dois a três bilhão de dólares, com prazo a pagar em janeiro de 2015.

O presidente Putin considerou corretas as políticas do Banco Central e as medidas do Governo para respaldar o rublo e garantir a estabilidade do sistema financeiro nacional, ao abordar a situação econômica interna durante a coletiva de imprensa anual, a décima para o mandatário, desde 2001.

Até a quarta-feira (17), as cotações do dólar e do euro oscilaram para cima na faixa superior aos 70 e 90 rublos, respectivamente, na Bolsa Interbancária de Divisas de Moscou.

Ao final do meio dia desta sexta-feira o dólar cotava-se na bolsa em até 61,2 rublos, 0,3 menos que o fechamento anterior, enquanto o euro ganhou 0,6 rublos depois de se valorizar em 76,3, ainda que depois os valores desceram a 60,17 e 74, respectivamente, na paridade com o rublo.

Fonte: Prensa Latina