Narcotráfico movimento 650 milhões de dólares ao ano no Paraguai

No narcotráfico movimenta pelo menos US$650 milhões por ano no Paraguai, de acordo com as estimativas apresentadas nesta quinta-feira (26) pela Secretaria Nacional Antidrogas do país. O principal narcótico deste montante é a maconha, vale considerar que o país é considerado o segundo maior produtor da planta no continente.

Plantação de maconha no Paraguai - Divulgação

De acordo com o ministro da Secretaria Antidrogas, Luis Rojas, é possível estimar que a capacidade de produção de marijuana paraguaia é de mais de 17 mil toneladas por ano pois existem entre cinco e oito mil hectares de cultivo.

O rendimento chega a 3, até 4 mil quilos por hectare, e no Chile, por exemplo, o quilo chega a custar mil dólares, o que prova uma margem elevada de lucro para os exportadores.

O ministro informou ainda que com esta cifra de US$650 milhões, o narcótico pode ser considerado o quarto produto com maior ingresso de câmbio no país. “Não é possível solucionar o problema apenas com a apreensão e destruição das substâncias, pois a menor oferta aumenta os preços e por isso o caminho é atacar a riqueza que este produto gera”, explicou.

Ainda de acordo com o ministro, o narcotráfico no Paraguai está diretamente ligado ao comércio de carros, fazendas pecuaristas e casas de crédito, principais mecanismos usados para a lavagem de dinheiro no país.

Fonte: Prensa Latina