EUA e aliados atacam extremistas na Síria e no Iraque

Aviões caça, drones e bombardeiros da coalizão militar liderada pelos Estados Unidos realizaram nesta sexta-feira (26) 31 ataques aéreos contra objetivos do Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque, informou o Departamento de Defesa.

Estado islâmico do Iraque

Cerca de 16 ataques foram contra os fundamentalistas islâmicos nas cercanias da cidade síria de Ain al Arab (Kobane), fronteira com a Turquia, bem como nos arredores de Hasakah e Raqqah.

Em uma operação independente no Iraque, as aeronaves que participam na campanha efetuaram 15 incursões contra os fundamentalistas em Sinjar, Asad, Tal Afar, Ramadi, Mosul, Qaim, Bayji e Kirkuk.

As operações da coalizão no Iraque começaram no dia 8 de agosto, enquanto que na Síria foram iniciadas no dia 23 de setembro, contra a vontade do governo de Damasco.

Até a presente data foram realizados cerca de 1.400 ataques com o objetivo de destruir grupos islâmicos em ambos os países, a um custo que supera US$ 1,2 bilhão, uma média de pouco mais de US$ 8 milhões diários, de acordo com relatórios do Pentágono.

Fonte: Prensa Latina