Rússia: relação com os EUA deve basear-se nos princípios de igualdade

É possível restaurar as relações entre a Rússia e os Estados Unidos somente se Washington estiver pronto para conversar com a Rússia em pé de igualdade e com respeito pelos interesses de cada um, afirma um documento intitulado "Grandes eventos da política externa em 2014", publicado no site do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, neste sábado (27).

Bandeiras dos EUA e da Rússia

"Acreditamos firmemente que as relações bilaterais podem regressar a um estado estável, se Washington estiver disposto a dialogar, levando em conta os princípios da verdadeira igualdade e respeito mútuo dos interesses", declarou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

O departamento russo lembrou que os Estados Unidos iniciaram a deterioração das relações com a Rússia e foram o apoiante consistente do aumento da pressão contra o país através das sanções. "A administração de Obama escolheu o caminho de redução dos laços bilaterais, impôs sanções contra uma série de pessoas físicas e jurídicas russas", afirma o comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Ao mesmo tempo, a Rússia e os Estados Unidos não bloquearam a cooperação em uma série de questões internacionais importantes. "Continuamos a apoiar os contatos russo-americanos ao mais alto nível sobre a situação na Ucrânia, a crise síria, o programa nuclear iraniano, o tema dos conflitos no Oriente Médio e Norte da África", diz-se no documento.

Fonte: Voz da Rússia