“A Pátria Grande mudou para sempre”, diz Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, felicitou a Fidel e a Raúl Castro pela aproximação entre Cuba e Estados Unidos, e indicou que “a Pátria Grande mudou para sempre” em um texto publicado nos meios de comunicação cubanos nesta sexta-feira (26).

Obama e Raúl Castro - Reprodução

“Muito mais que uma boa nova, é a possibilidade certa de que Estados Unidos reconheça o direito sagrado que Cuba tem de existir livre e soberanamente”, disse Maduro em sua carta a Raúl, sobre a histórica reconciliação entre Washington e Havana anunciada no último dia 17 de dezembro.

“Sem dúvidas, penso que este é um passo importantíssimo para que Estados Unidos entenda que aqui, em nossa terra, há uma mudança de época, que a Pátria Grande mudou para sempre e que não vai retroceder”, afirmou.

Os presidentes Barack Obama e Raúl Castro surpreenderam o mundo ao anunciar que vão reestabelecer relações diplomáticas, suspensas em 1961. “Ainda há muito cainho a percorrer para que Washington reconheça que já não somos seu pátio dos fundos, para que dê um fim ao bloqueio criminoso”.

Contexto

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reconheceu o fracasso do bloqueio econômico e comercial que por mais de 55 anos o país manteve contra Cuba e afirmou que “a partir deste momento vamos começar a normalizar as relações”. O anúncio foi feito no dia 17 de dezembro.

Durante o pronunciamento feito em Washington o presidente estadunidense disse que “nestes 50 anos foi provado que o isolamento não funcional” e que “hoje começa um novo capítulo da nossa relação com Cuba”.

Fonte: TeleSur