Putin aprova nova edição da doutrina militar da Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um decreto "Sobre a doutrina militar da Federação Russa", segundo comunica o site oficial do Kremlin.

Vladímir Pútin

O documento atualiza a doutrina em vigor. De acordo com o site oficial do Conselho de Segurança da Rússia, as mudanças "estão relacionadas, principalmente, com o surgimento de novas ameaças para a Federação da Rússia, que se tornam patentes na situação na Ucrânia e em torno dela, assim como nos acontecimentos na África do Norte, Síria, Iraque e Afeganistão".

"Na luta das principais potências mundiais por seus interesses, tornaram-se típicas as ‘ações indiretas’, a utilização do potencial de protestos populares, organizações radicais e extremistas e empresas militares privadas; a Otan aumenta sua capacidade ofensiva em imediações das fronteiras da Rússia; estão sendo tomadas medidas ativas para implantar o sistema de defesa antimísseis global", destaca, em particular, o comunicado do Conselho de Segurança russo.

A nova edição da doutrina militar da Federação Russa coloca o aumento do potencial das forças da Otan entre as principais ameaças militares externas para a Rússia.

Fonte: Voz da Rússia