Coreia do Sul propõe realização de reunião ministerial com RPDC

O ministro da Unificação da Coreia do Sul, Ryoo Kihl-jae, disse, nesta segunda-feira (29), numa conferência com a imprensa, que a parte sul-coreana propôs à República Popular Democrática da Coreia (RPDC), uma reunião ministerial sobre uma série de questões necessárias entre os dois países, para a unificação que será realizada em janeiro de 2015.

Bandeira da Coreia Popular

O próximo ano marca o 70º aniversário da conclusão do domínio colonial do Japão na Península Coreana. Kihl-jae apontou que o próximo ano deverá ser muito importante para os dois lados, se ambos se esforçarem para a superação da divisão, através da unificação.

Ele espera que a RPDC possa responder à sugestão da Coreia do Sul, e que ocorram reuniões entre representantes dos dois países em Seul ou Pyongyang.

Kihl-jae lembrou que o Comitê de Preparações da Unificação da Coreia do Sul irá planejar a realização de várias atividades em comemoração a esse 70º aniversário, incluindo futebol, apresentações artísticas e culturais e a reunião sobre a paz mundial.

Coreia do Sul, Japão e EUA

A Coreia do Sul, o Japão e os EUA assinaram um acordo para o compartilhamento de informações sobre questões nucleares relativas a República Popular Democrática da Coreia (RPDC), anunciou nesta segunda-feira (29) o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

O vice-ministro sul-coreano da Defesa, Baek Seung-joo, o vice-secretário norte-americano da Defesa, Robert O. Work, e o vice-ministro japonês da Defesa, Masanori Nishi, assinaram o acordo.

Segundo o texto, a Coreia do Sul e o Japão não vão compartilhar informações militares diretamente, mas através dos EUA. Além disso, os três países podem compartilhar e trocar informações militares em forma oral, escrita e eletrônica, respeitando, no entanto, os acordos bilaterais já assinados.

Fonte: Radio China Internacional