Coreia Popular reforça pedido por unificação com a Coreia do Sul
A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) tem dado diversas declarações na busca por uma aproximação com a Coreia do Sul. Em virtude dos 70 anos da divisão nacional, completados em 2015, os líderes da RDPC já afirmaram, algumas vezes, desejarem a reunificação na Península Coreana.
Publicado 27/01/2015 12:27
Neste sentido, o Departamento de Política da Comissão de Defesa Nacional da República Popular Democrática da Coreia emitiu um novo comunicado no qual esclarece a posição do país sobre este assunto
Segundo o texto, a RPDC pede que as autoridades sul-coreanas não deem palpites sobre seus assuntos internos.
O documento critica ainda a postura da Coreia do Sul em relação as tentativas de diálogo. “O grande apelo feito no início do ano novo continha a sinceridade ardente, a vontade da RPDC de dar um fim à história de divisão nacional que já dura 70 anos e encaminhar a construção de uma digna, próspera e poderosa pátria reunificada. Mas, talvez por influência de potencias Ocidentais, as autoridades sul-coreanas, ao invés de corajosamente desafiar a situação e apoiar ativamente a iniciativa, preferiram fazer acusações infundadas”.
Ainda segundo o comunicado da RPDC, o país é acusado pelos sul-coreanos de “realizar uma manobra para sair do isolamento internacional e escapar do bloqueio econômico", acusações essas negadas com veemência pelas autoridades da Coreia Popular.
Por fim, o texto alerta que seria um grande erro caso as autoridades sul-coreanas se negassem a aceitar o convite da RPDC para dialogar, para buscar parcerias estratégicas que levem a uma reunificação.
“A melhora e o desenvolvimento das relações intercoreanas são tarefas urgentes. Os sul-coreanos devem juntar-se com sinceridade ao apelo da RPDC para abrir o caminho largo para a reunificação independente”.
Da redação do Portal Vermelho, Tayguara Ribeiro