Dilma e governadores usam redes sociais para animar festa de posse 

O PT tem usado os perfis da presidente Dilma Rousseff, nas redes sociais, ao longo do mês de dezembro, com mensagens de divulgação da cerimônia de posse da presidenta nesta quinta-feira (1º). A intensão é reunir o maior número de pessoas na cerimônia de posse em Brasília. Os governadores eleitos, em menor número, também usaram as redes sociais para chamara a população para a posse. O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), foi um deles.
 

Dilma e governadores usam redes sociais para animar festa de posse

Nos perfis da presidenta Dilma, os posts vão desde vídeos a caricaturas e imagens chamando seguidores de todo o Brasil para acompanhar a #PossedaDilma – hashtag também criada para marcar as postagens nas redes, incluindo alguns temáticos para pessoas de cada Estado compartilharem, como "Eu sou alagoano e vou para a #PossedaDilma".

A presidenta será a primeira no Brasil também a ter um aplicativo da cerimônia de posse, algo que havia sido feito pelo partido Democrata nos Estados Unidos, para a posse de Barack Obama em janeiro de 2013.

O aplicativo ligado à posse da petista em seu segundo mandato chama-se "Marcha da Esperança". Disponível para celulares e tablets com sistema android, o aplicativo traz material semelhante ao do site, que fará transmissão ao vivo do evento.

Embaixo da caricatura da presidenta tem uma animação com um carrinho mostrando o percurso da cerimônia e a programação. Há também informações sobre apresentações artísticas que vão ocorrer, entre as quais um show de Alcione.

Poucos seguidores

A iniciativa da presidenta Dilma não tem muitos seguidos entre os políticos eleitos. Entre os 27 governadores eleitos, apenas sete se comunicaram via perfis no Facebook para chamar as pessoas a comparecerem à posse. O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) postou vídeo chamando para a cerimônia de sua posse. Usando uma linguagem informal, Dino diz no vídeo ao convidar os maranhenses para a celebração de amanhã em São Luís: "Esse momento tão importante na vida política do Maranhão só é possível em razão da sua luta".

O governador do Mato Grosso, Pedro Taques (PMDB), também usou um tom coloquial e, em sua gravação, se comprometeu a "ouvir de verdade os cidadãos". Outro governador a se pronunciar nas redes para falar de sua posse foi o tucano Beto Richa, do Paraná.

Dois outros governadores usaram as redes sociais para fazer um convite formal para a posse. É o caso do governador eleito no Espírito Santo, que postou: "O Senhor Governador eleito Paulo César Hartung Gomes (PMDB) e o Senhor César Colnago (PSDB), eleito vice-governador, têm a honra de convidar Vossa Senhoria para participar da solenidade de transmissão do cargo de Governador do Estado do Espírito Santo". Reinaldo Azambuja (PSDB), do Mato Grosso do Sul, também adotou a linguagem formal e publicou posts de contagem regressiva quando faltavam cinco dias para a data.

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT) postou a contagem regressiva, mas só a partir de dois dias antes da posse. E o governador Rui Costa, eleito na Bahia, criou um hashtag #PossedoRui!, que aglutina postagens relacionadas à cerimônia.

Da Redação em Brasília
Com Diário do Grande ABC