Exposição apresenta saberes tradicionais do Brasil e Cuba 

O projeto Artes e Ofícios: Saberes e Fazeres Ancestrais e Civilizatórios promoveu de fevereiro a outubro deste ano oficinas de capacitação artesã, sustentabilidade econômica, formação de multiplicadores e de intercâmbio cultural direcionadas a um público diversificado. O resultado dessas oficinas é a exposição homônima que fica em cartaz até 11 de janeiro na Galeria Mário Schenberg, no Complexo Cultural Funarte São Paulo.  

Exposição apresenta saberes tradicionais do Brasil e Cuba

A exposição finaliza o projeto que foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Negra 2012. As peças em cartaz foram produzidas por 120 mulheres, jovens e crianças que participaram de oficinas de saberes tradicionais, como estamparia africana, bordado sobre juta e escultura em argila.

As oficinas foram promovidas no Quilombo do Jaó, em Itapeva, no interior de São Paulo, e no Museo Casa de África del La Oficina Del Historiador Del La Habana, na capital cubana. A parceria entre os dois países foi feita levando em consideração as características históricas que os assemelham.

O projeto Artes e Ofícios recebeu apoio do Programa Mais Cultura, dos ministérios brasileiros da Cultura e da Educação e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). A intenção era incentivar o encontro entre as experiências culturais e artísticas de comunidades locais com projetos pedagógicos de escolas públicas, promover o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana e ressaltar a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.

Os artistas Eloísa Marques e Pedro João Cury, idealizadores da iniciativa, também expõem uma série especial sobre os Baobás.

Serviço:

Artes e Ofícios: Saberes e Fazeres Ancestrais e Civilizatórios
Quando: até 11 de janeiro, de segunda a sexta das 10h às 18h e aos sábados e domingos das 15h às 21h
Onde: Galeria Mário Schenberg, no Complexo Cultural Funarte São Paulo
Entrada Grátis

Fonte: Rede Brasil Atual