EUA pedem ajuda de Dilma Rousseff na reaproximação com Cuba

O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, assistiu à cerimônia de posse de Dilma Rousseff, na tarde desta quinta-feira (2), em Brasília. No início da noite de ontem, o representante norte-americano e a presidenta brasileira sustentaram uma conversa à portas fechadas. Segundo informações publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo, Biden teria solicitado ajuda de Dilma na reaproximação com Cuba.

Dilma Rousseff durante encontro com Joe Biden - Foto: blog do Planalto
Na reunião, que durou cerca de uma hora no Palácio do Itamaraty, Dilma e Biden discutiram o que pode ser feito e qual será o papel do Brasil na distensão das relações diplomáticas entre os países dirigidos por Barack Obama e Raúl Castro.
 
Após 53 anos, Cuba e EUA anunciaram em dezembro o restabelecimento diplomático entre os países. O acordo histórico foi mediado pelo papa Francisco.
 
Integrantes do governo brasileiro disseram que a presidenta deve fazer uma visita aos Estados Unidos. Em outubro de 2013, Dilma cancelou a viagem que faria ao país, após a revelação de que foi alvo da espionagem estadunidense.
 
Da redação do Portal Vermelho,
Com informações da Folha de S.Paulo