A reforma política é responsabilidade constitucional, avisa Vicentinho

"A reforma política é responsabilidade constitucional desta Casa, mas deve mobilizar toda a sociedade", avisou o líder do PT na Câmara dos Deputados, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, ao falar sobre candidatura de Arlindo Chinaglia (PT/SP) para presidência da Casa. Ele também ponderou que não considera o peemedebista Eduardo Cunha (RJ) favorito, como tem sido dito na mídia por analistas políticos.

Vicentinho - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Na oportunidade, Vicentinho comentou as falas do presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da presidenta Dilma Rousseff sobre a reforma política, na cerimônia de posse em Brasília, ontem (1°). No discurso, embora não tenha sido explícita na defesa do plebiscito da reforma política, Dilma falou em mobilização e participação popular.

"A reforma política é responsabilidade constitucional desta Casa, mas deve mobilizar toda a sociedade", repetiu Vicentinho ao citar Dilma. Já Calheiros falou em referendo. "Por sua complexidade e por se tratar de uma prerrogativa do Legislativo, é recomendável que o Congresso faça a reforma, e a submetamos a um referendo popular”, pregou.

No referendo, a população é consultada para aprovar ou não o que o Congresso deliberar; no plebiscito, o eleitor é perguntado diretamente sobre os temas da reforma.

Da Redação do Vermelho
Com informações das agências