Maranhão e fronteira do Amazonas continuam com ações da Força Nacional

A Força Nacional de Segurança Pública permanecerá no Maranhão para dar apoio ao sistema prisional do estado e à Secretaria de Segurança Pública. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (2), e ratifica o convênio de cooperação federativa entre a União e o estado do Maranhão, já firmado em outubro de 2013.

Forças de segurança nacional no Amazonas

Nas fronteiras, o plano estratégico combate crimes de homicídio, roubos, tráfico de drogas e transporte de armas de fogo entre países vizinhos com o Brasil. A Força Nacional permanecerá por mais seis meses no Amazonas, para dar apoio às ações do Plano Estratégico de Fronteiras, do governo federal.

No Maranhão, a renovação permite que a Força Nacional permaneça por mais 90 dias, após solicitação do Governo do Estado, para o trabalho de reforço no sistema prisional do Maranhão e no policiamento ostensivo na capital e região metropolitana de São Luís.

O documento se refere à permanência das tropas federais que já atuam há 14 meses no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na capital maranhense. Equipes da Força Nacional foram deslocadas para São Luís a fim de reforçar a segurança na penitenciária.

A atuação da Força Nacional no Maranhão é baseada em um planejamento prévio entre as Instituições de Segurança Pública do estado e a operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de segurança pública locais.

Já no Amazonas, o trabalho com as Instituições de Segurança Pública do estado tem como foco a preservação da ordem pública e a segurança da população e dos patrimônios, com ações nas cidades de faixa de fronteira.

A portaria, divulgada também nesta sexta-feira (2), no Diário Oficial da União, evidencia o trabalho da Força Nacional na região, cujo território serve de divisa do Brasil com o Peru, Colômbia e Venezuela. A operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de segurança pública do Amazonas.

No estado, 21 municípios que estão na faixa de fronteira e de divisas estaduais recebem as ações do Plano Estratégico de Fronteiras. A linha de fronteira internacional do estado é de 6.838 quilômetros. Há operações permanentes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, com apoio da Força Nacional de Segurança Pública.

O Plano Estratégico de Fronteiras combate, principalmente, os crimes de homicídio, roubos, tráfico de drogas e transporte de armas de fogo entre países vizinhos com o Brasil. A meta é evitar a incidência de crimes na região fronteiriça e nos demais estados do país.

Fonte: Ministério da Justiça