Maranhão institui eleições diretas para diretores de Escolas Estaduais

Os estudantes secundaristas do Maranhão iniciaram o ano com uma vitória. Durante o discurso de posse, o governador Flavio Dino, anunciou o decreto que vai instituir a gestão democrática nas escolas com eleições diretas para diretores. Esta já era uma bandeira antiga de luta do movimento estudantil no estado.

Flavio Dino no Encontro de Grêmios de São Luís - Reprodução

Este compromisso do governador contempla as demandas defendidas pela Plataforma Eleitoral da Ubes. Ainda durante a campanha eleitoral, Flávio Dino foi o único candidato a participar do 1º Encontro de Grêmios de São Luís, e se comprometeu com a luta da juventude.

“Escola é uma coisa tão séria, tão importante, que o diretor não pode ser escolhido só pelo governador, segundo critérios individuais. Vamos ainda neste ano realizar eleições diretas para diretor em todas as escolas estaduais, desde logo convido os prefeitos a fazerem o mesmo nas escolas municipais, de modo que tenhamos escolas plenamente democráticas em nosso estado e a serviço da comunidade”, afirmou Dino em seu discurso de posse.

Para a diretora da Ubes no Maranhão, Jaine Santos, “o movimento estudantil escreve uma nova história, vitórias que irão repercutir e mudar a vida de cada estudante maranhense”. Ela aponta ainda que atualmente as escolas públicas estão à mercê de um longo período de autoritarismo e esta medida anunciada pelo governador é o primeiro passo para uma educação democrática.

Do Portal Vermelho, com Ubes