China e Equador estabelecem parceria estratégica

O presidente da China, Xi Jinping, recebeu nesta quarta-feira (7) no Grande Palácio do Povo em Pequim o seu homólogo do Equador, Rafael Correa. Na ocasião, os dois líderes decidiram estabelecer a parceria estratégica entre os dois países.

Xi Jinping

Xi Jinping apontou que o estabelecimento da parceria estratégica é um reflexo do nível atual do relacionamento entre a China e o Equador e guiará melhor o desenvolvimento das relações bilaterais. Ele ainda levantou quatro propostas para promover o desenvolvimento das relações: aumentar a confiança mútua, aproveitar a cooperação financeira para incentivar as cooperações em outras áreas, aplicar no plano da nova rodada de intercâmbios culturais e reforçar cooperações em organizações internacionais.

O presidente chinês elogiou a parte equatoriana pelos esforços dedicados à realização bem-sucedida da Cúpula China-CELAC e pelos preparativos para a 1ª reunião ministerial do Fórum China-CELAC.

Por sua vez, Correa agradeceu ao governo e ao povo chinês pela atenção e esforço dado às cooperações bilaterais. Ele salientou que o apoio financeiro da China, a transferência de tecnologia, e os investimentos das empresas chinesas têm promovido a reforma e o desenvolvimento socioeconômico do Equador. O presidente equatoriano espera que os dois países possam reforçar cooperações bilaterais em diversas áreas, bem como em assuntos internacionais.

Após a reunião, os dois líderes testemunharam a assinatura de uma série de documentos de cooperação em diversos setores.

Fonte: Rádio China Internacional