Unasul observará eleição de conselho cidadão no Equador

Observadores da União de Nações Sul-americanas (Unasul) serão analistas internacionais na eleição do Conselho de Participação Cidadã e Controle Social (Cpccs) do Equador, informou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

Unasul - Unasul

Segundo esta entidade, participarão também do processo observadores da União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore) e possivelmente da Organização de Estados Americanos.

O presidente do CNE, Domingo Paredes, indicou que "será uma primeira eleição com a máxima objetividade na qual serão utilizadas as práticas mais objetivas, e também contará com a participação de observadores internacionais como a Unasul e a Uniore".

Por sua vez, o conselheiro do CNE, Juan Pablo Pozo, assegurou que se prepara uma eleição com todas as garantias para se obter um processo transparente, no qual haja a maior participação cidadã e se eleja os melhores votados. O Cpccs é uma entidade autônoma que faz parte da Função de Transparência e Controle Social, e está integrado por sete conselheiros e conselheiras principais, bem como sete suplentes que permanecem cinco anos em seus cargos.

Os conselheiros serão selecionados entre representantes de organizações sociais ou cidadãos de maneira individual, através de uma eleição pública de méritos e com observadores e impugnação cidadã, indicou a agência local Ande.

Fonte: Prensa latina