África do Sul assume na ONU presidência do G-77 mais China

África do Sul recebe, nesta quinta-feira (8), da Bolívia a presidência anual do Grupo dos 77 mais China, organização que reúne 134 países em desenvolvimento.

"Mandela foi guerreiro da liberdade", diz presidente - AFP

Pela segunda vez em sua história, o Estado africano (2006) lidera o bloco estabelecido em junho de 1964 para articular e promover os interesses econômicos coletivos de seus membros ante o sistema das Nações Unidas, bem como potencializar sua capacidade negociadora e impulsionar a cooperação Sul-Sul em matéria de desenvolvimento.

Pretória assume a presidência do G-77 em um ano no qual a comunidade internacional tem importantes desafios, entre eles materializar o cumprimento dos objetivos do milênio, fixar a agenda pós-2015 para o desenvolvimento sustentável e conseguir um acordo climático universal.

Segundo a Missão Permanente da Bolívia ante a ONU, o presidente Evo Morales participará na cerimônia de transferência, prevista na câmara do Conselho Econômico e Social.

O país sul-americano cumpriu em 2014 um intenso programa à frente do Grupo, que incluiu a celebração em junho, em Santa Cruz da Serra, de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo dedicada ao meio século de existência da organização.

Fonte: Prensa Latina