Oposição erra; Produção do pré-sal dobra em 2014

Relatório apresentado pelo consultor da Câmara dos Deputados para assuntos de petróleo e gás, Paulo César Ribeiro Lima, e publicado nesta quinta-feira (8), revela que a produção do pré-sal passou de 371 mil para 740 mil barris de óleo no período de outubro de 2013 a outubro de 2014. O motivo, informa o relatório, é que os nossos 10 poços mais produtivos estão na camada. 

Produção do Pré-Sal dobrou em um ano, indica relatório

Os dados apresentados pelo relatório contrariam o discurso daqueles que torcem contra a Petrobras e afirmam que o pré-sal não é mais viável ou que todo investimento feito na camada foi dinheiro jogado fora. Os 10 poços de maior produção no Brasil atualmente estão todos no horizonte geológico do pré-sal: cinco no campo de Lula, três em Sapinhoá, um em Jubarte e um no campo de Iara.

De acordo com o documento, os resultados recentes da exploração desses poços tornam-se ainda mais promissores quando "notamos que, apesar da maior participação do pré-sal no total produzido, não houve aumento significativo no custo de extração da Petrobras por barril, mantendo-se na faixa dos 15 dólares, semelhante ao verificado no terceiro trimestre de 2013, quando a produção no pré-sal ainda era pouco significativa".

Em seu perfil na rede social Facebook, o deputado federal Paulo Teixeira (PT/São Paulo) comentou o relatório e destacou que "eles [oposição alarmista] tentam, com isso, é mudar o marco regulatório da exploração e transferir as reservas para empresas estrangeiras". E completou: "Durante muito tempo, temia-se que as dificuldades de acesso ao pré-sal pudessem encarecer demasiadamente o custo de produção por barril, o que não se confirmou".

O parlamentar reforça a posição de que "o pré-sal é viável e, mais do que isso, rentável. Não há o que temer em relação ao seu aproveitamento no presente e no futuro. A tendência é que ele amplie cada vez mais sua participação no total de petróleo produzido, confirmando sua importância na Economia e seu papel decisivo no financiamento da Educação e da Saúde no país".

Teixeira ainda disparou: “Isso evidencia que o Brasil e principalmente a Petrobras têm um excelente ativo, que pode vir a apresentar custo de produção até menor que no pós-sal, basta verificar a produção de óleo equivalente por dia (boe/d) nesses poços, todos operados pela Petrobras”.

Leia também:
Contrariando imprensa conservadora, ações da Petrobras sobem 4%

Da Redação em São Paulo
Com informações das agências