Pesquisas na Grécia apontam partido de esquerda Syriza como favorito

O partido de esquerda Syriza tem mais de três pontos de vantagem sobre a Nova Democracia (ND), atualmente no poder, segundo pesquisas divulgadas, nesta quinta-feira (8), a pouco mais de duas semanas das eleições parlamentares.

Grécia - Randômica

Os esforços do chefe de Governo, o conservador Antonis Samarás, não estão dando os frutos esperados e seu discurso apocalíptico está servindo para manter a Syriza na liderança das pesquisas de opinião.

Segundo o estudo realizado pela firma Alco, para o jornal To Pontiki, se fossem hoje as eleições, esse partido de esquerda conseguiria 31,6% dos votos, ND ficaria com 28,6 e o terceiro classificado, a nova formação To Potami (O Rio), só chegaria a 4,2%.

Já o canal Mega situou a Syriza com 28,5% de apoio e os conservadores com 25,3 pontos, enquanto que a pesquisa apresentada pelo portal de notícias Action24 dava uma margem de 4,5 pontos entre a esquerda (29%) e a ND (25,5%).

Devido às características da lei eleitoral na Grécia, uma vitória acima de 30% dos votos outorgaria à ganhadora a possibilidade de governar sozinha, mas caso contrário a situação política atual torna muito complicado qualquer acordo pós-eleitoral.

Foi divulgado que quase 100.000 eleitores que completam em 2015 os 18 anos de idade não poderão votar nas eleições gerais de 25 de janeiro, contra o que estabelece a lei, devido ao fato do censo eleitoral não ter sido atualizado a tempo.

Apesar de ter sido advertida meses atrás a possibilidade de eleições antecipadas, o Ministério do Interior fez caso omisso à petição, negligência que foi qualificada pela Syriza como uma manipulação sem precedentes e um claro ato de autoritarismo e de falsificação da democracia.

Fonte: Prensa Latina