Unasul observará eleição de conselho cidadão no Equador

Observadores da União de Nações Sul-americanas (Unasul) serão observadores internacionais na eleição do Conselho de Participação Cidadã e Controle Social (Cpccs) do Equador, informou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

Unasul - Unasul

Segundo esta entidade, participarão também do processo observadores da União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore) e possivelmente da Organização de Estados Americanos.

O presidente do CNE, Domingo Paredes, indicou que "será uma primeira eleição com a máxima objetividade na qual serão utilizadas as práticas mais objetivas, e também contará com a participação de observadores internacionais como a Unsul, a Uniore".

Por sua vez, o conselheiro do CNE, Juan Pablo Pozo, assegurou que se prepara uma eleição com todas as garantias para se obter um processo transparente, no qual haja a maior participação cidadã e se eleja os melhores votados. O Cpccs é uma entidade autônoma que faz parte da Função de Transparência e Controle Social, e está integrado por sete conselheiros e conselheiras principais bem como sete suplentes que permanecem cinco anos em seus cargos.

Os conselheiros serão selecionados entre representantes de organizações sociais ou cidadãos de maneira individual, para o qual se realizará uma eleição pública de méritos e com observadores e impugnação cidadã, indicou a agência local Ande.

Fonte: Prensa Latina