Movimentos se reúnem com novo ministro do Desenvolvimento Agrário

O ministro recém-empossado do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, recebeu os movimentos sociais do campo para estreitar o diálogo com o governo. A reunião que aconteceu na quarta-feira (7) contou com a presença de diversos movimentos sociais, entre eles a Contag.

Ministro Patrus Ananias - MDA
As entidades levaram ao conhecimento do novo ministro as questões consideradas mais relevantes para o trabalho no MDA, como foco no desenvolvimento sustentável e solidário da agricultura familiar brasileira. 

As organizações apresentaram três eixos essenciais, baseados em tópicos como a conjuntura do agrário brasileiro e o balanço das políticas públicas com foco na Política Agrícola. Os pontos colocados foram relacionados ao modelo de desenvolvimento, ao cooperativismo solidário e assistência técnica como algumas das estratégias para o crescimento da agricultura familiar e a pauta permanente da reforma agrária.

Questões como a Política de Territorialidade e outros pontos mais específicos sobre programas executados pelo governo federal também foram tratados no encontro, bem como um olhar sobre os projetos de lei relacionados ao meio rural em tramitação no Congresso Nacional.

Os movimentos sugeriram ainda a consolidação de um espaço permanente de debate, construção, monitoramento e avaliação das ações do MDA, e cobram mais ousadia política e criatividade do MDA no embate interno do Governo Federal, como forma de construir a aproximação definitiva entre o rural e o urbano, garantindo qualidade de vida em ambos os sentidos.

“A principal motivação do encontro foi a aproximação do ministro com os movimentos sociais, como estratégia de sua gestão”, afirmou o secretário de Meio Ambiente da Contag, Antoninho Rovaris, que representou a entidade na reunião, junto ao secretário de Política Agrária, Zenildo Xavier.

“Nós, enquanto representantes dos trabalhadores rurais, nos prontificamos a acompanhar de perto o trabalho da nova gestão do MDA, no intuito de buscar um fortalecimento concreto do Ministério para que se trabalhe todos os grandes desafios que temos em relação à questão agrária, agrícola e fundiária do Brasil”, concluiu.

Para o ministro, o cenário nacional demanda cada vez mais coesão da sociedade civil organizada para enfrentar os desafios do campo brasileiro, com foco no desenvolvimento sustentável e agroecologia, em contraponto ao pensamento do agronegócio. Outro aspecto fundamental para o fortalecimento da Agricultura Familiar, segundo Patrus Ananias, é garantir que o MDA não se enfraqueça e, portanto, fará gestão para estruturar-se no âmbito federal e nas grandes regiões.

Leia também: 
Fim do latifúndio é constitucional e urgente para o avanço democrático


Do Portal Vermelho, com Contag