Para substituir empreiteiras investigadas, Petrobras abre licitação

De acordo com reportagem publicada no jornal Valor Econômico, a Petrobras abriu licitação para recontratar os serviços de construção dos módulos de compressão de gás. A medida busca substituir contratos com 23 grupos investigados na Operação Lava Jato.

Plataforma P-51

O contrato, pertencente antes a Iesa Óleo e Gás – que não cumpriu o acordo e está em recuperação judicial -, é de US$ 720 milhões para a construção de 24 módulos de compressão de gás para seis plataformas flutuantes do pré-sal.

Ainda segundo a matéria, nos próximos meses, a companhia deverá recontratar as obras de construção e montagem de uma unidade de fertilizantes em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.


Leia também

Petrobras exige de empreiteiras confissão e ressarcimento
No fim de dezembro, a estatal encaminhou ofício às empreiteiras investigadas na Lava Jato condicionando o fim do impedimento de contratação à confissão de participação no cartel e ao ressarcimento dos danos aos cofres da estatal.
Entre as 23 empresas investigadas, estão a Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Galvão Engenharia, Mendes Júnior, OAS, e Odebrecht.

A Petrobras lançou mão de uma série de ações administrativas como prevenção aos esquemas de corrupção e na busca de facilitar as investigações em andamento pela Polícia Federal e Ministério Público.

De acordo com o Valor, a Petrobras não informa quais companhias foram convidadas, mas a concorrência se destina as estrangeiras. A alternativa é para cumprir as metas de conteúdo local da estatal.

Com informações de agências