Egito reabrirá fronteira com Gaza em caráter limitado e temporário

As autoridades egípcias reabrirão, nesta terça-feira (13), a fronteira com Gaza por um período de 72 horas e limitado aos estudantes, afirmam fontes diplomáticas.

Península do Sinai - AFP / Said Khatib

A fronteira de Rafah será aberta em ambas as direções para aliviar os sofrimentos da população da faixa, acrescentou o informante que pediu o anonimato já que o anúncio oficial é competência das autoridades egípcias.

A cidade de Rafah está incluída dentro da área tampão criada pelo governo egípcio no final de outubro passado depois de respectivos ataques contra uma base militar e um ponto de controle policial na península do Sinai que deixou 32 mortos nas fileiras de ambos os lados.

O governo egípcio acusa o movimento islamista palestino Hamas, que controla a faixa, de apoiar com armas e homens os grupos rebeldes que operam na península desértica, alegação negada pela cúpula dessa organização.

Gaza, um dos territórios mais pobres e superpopulosos do planeta, está bloqueada por Israel há oito anos e desde a semana passada sofre os embates de uma tempestade polar que causou a morte por frio de três recém nascidos e de um adulto.

Além disso, 110 mil pessoas ficaram sem teto pela agressão militar israelense de meados de agosto do ano passado, quando 2.100 civis morreram, na sua imensa maioria mulheres e crianças, e mais de 11 mil ficaram feridos, segundo dados da agências da ONU na região.

Fonte: Prensa Latina