Israel reforça bloqueio na Faixa de Gaza

As autoridades israelenses bloquearam, neste domingo (2), os dois acessos para Gaza. Os pontos de acesso para pessoas e mercadorias Erez e Kerem Shalom estão bloqueados até nova decisão, diz um anúncio sucinto difundido por um porta-voz do Exército.

Faixa de Gaza - Yaser Murtaja
Informações veiculadas pela imprensa em Tel Aviv afirmam que a medida se deve ao impacto, na sexta-feira (31), de dois foguetes artesanais, disparados da Faixa de Gaza, que impactaram em Eshkol, no sul de Israel, segundo fontes oficiais.

O incidente coincide com o aumento das tensões na cidade de Jerusalém devido a ultrajes por parte de judeus extremistas na mesquita de Al Aqsa, um dos três lugares mais sagrados do Islã junto às das cidades da Meca e da Medina no Reino da Arábia Saudita.

O território palestino está submetido por Israel a um agonizante bloqueio há oito anos e é sujeito a intervenções e a devastadores ataques por parte do Exército israelense, um dos 10 mais poderosos do mundo.

Delegações do governo palestino e de Israel tinham programado reiniciar, no último dia 27, negociações no Cairo, capital egípcia, para especificar as modalidades do cessar-fogo instaurado no final do último mês de agosto, mas o encontro não ocorreu após um ataque de grupos islamitas contra instalações militares na península de Sinaí.

O presidente egípcio, Abdel Fattah El Sisi, declarou que por trás dos ataques "houve mãos estrangeiras", que se absteve de identificar, mas que claramente é uma alusão ao movimento islamita Hamas, forte em Gaza.

Membros do movimento refutam as alegações e asseguram que não se intrometem nos assuntos internos egípcios.

Depois dos ataques no final do mês passado no Sinaí, as autoridades egípcias ordenaram o fechamento indefinido da fronteira de Rafah entre ambos territórios e aumentaram a fiscalização de túneis através dos quais circulam mercadorias contrabandeadas para Gaza.

Fonte: Prensa Latina