Petrobras rebate Estadão sobre pré-sal e aponta recorde na produção

Na sexta-feira (9), o Estadão publicou matéria afirmando que a Petrobras estaria estudando a possibilidade de vender fatias no pré-sal para investidores estrangeiros, “como solução de curto prazo para enfrentar dificuldades financeiras”. 

Petrobras rebate estadão - Reprodução GGN

Nesta segunda (12), a estatal publicou nota em que rebate a especulação do jornal e nega que esteja considerando vender ativos como solução de curto prazo. “Eventuais ações por parte dos sócios no sentido de sondar investidores financeiros e/ou petroleiras só poderiam ser feitas em nome das próprias companhias e nunca em nome da Petrobras”, diz a nota da Petrobras.

A estatal também infomou os resultados da produção em 2014, garantindo que, em dezembro, bateu todos os recordes de produção (diária, mensal e anual). A produção total, no Brasil e no exterior, atingiu a média de 2 milhões 863 mil barris de óleo equivalente por dia.

A produção no pré-sal chegou a 666 mil barris de petróleo por dia, superando em 10% o recorde anterior, em outubro do mesmo ano, que foi 606 mil bpd. De acordo com a nota, a companhia bateu em dezembro seu recorde histórico de produção de petróleo e líquido de gás natural (LGN) no Brasil, ao alcançar média mensal de 2,212 milhões de barris de petróleo por dia (bpd). Este volume é 4,8% maior que o produzido em novembro, de 2,111 milhões de bpd.

Novos poços

Ao longo do ano, a produção da empresa no Brasil aumentou 15,4 %, passando da média mensal de 1,917 milhão de bpd, em janeiro, para os 2,212 milhões de bpd em dezembro. A produção de óleo e LGN alcançada pela empresa no dia 22 de dezembro, que chegou a 2,3 milhões de barris de petróleo – maior volume em quatro anos – configurou novo recorde diário.

A produção total de óleo e gás natural no Brasil, em dezembro, também foi a maior da história da companhia. Chegou a 2,675 milhões de boed – 4,6% acima da produzida em novembro, que foi 2,556 milhões de boed. A produção total de óleo e gás operada pela empresa, que inclui a parcela de seus parceiros, alcançou 2,917 milhões de boed, em dezembro, configurando também nova marca histórica.

A empresa atribui o bom resultado à entrada em operação de novos poços e novos sistemas de produção, mas também à alta produtividade do pré-sal e ao Programa de Aumento da Eficiência Operacional (Proef), que vem reduzindo o declínio natural de produção nos poços antigos.

A nota explica ainda que serão feitas alterações nos recursos da estatal. “O Plano de Negócios e Gestão 2014-2018 da Petrobras prevê desinvestimentos entre US$ 5 e US$ 11 bilhões, a depender das condições do mercado e da evolução dos indicadores financeiros da Companhia”. A Petrobras afirma que, na busca por equilíbrio de sua carteira, analisa todas as oportunidades de aquisição e desinvestimento de ativos.

Fonte: Jornal GGN