Rússia não vai discutir as sanções dos países ocidentais

A Rússia não tem intenção de discutir sobre as condições de levantamento das sanções impostas pelos países ocidentais, disse nesta segunda-feira (12) o chanceler russo, Sergei Lavrov.

Lavrov - Voz da Russia

A afirmação de Lavrov foi feita numa coletiva de imprensa depois do seu encontro com Edgars Rinkevics, chanceler da Letônia, país que ocupa a atual presidência rotativa da União Europeia (UE). Segundo o ministro das relações exteriores russo, “o seu país espera desenvolver uma plena colaboração com a UE com base na igualdade e benefícios mútuos e, para isso, não se deve adotar critérios duplos”. Ele salientou que as sanções aplicadas à Rússia são ilegais e contraproducentes.

O chanceler russo disse não concordar com a alegação de que a não resolução da questão ucraniana implica a impossibilidade de desenvolver a cooperação em outras áreas. Segundo ele, os países ocidentais devem realizar o quanto antes, uma cooperação antiterrorismo com Moscou. Ele mencionou a sua participação na grande manifestação contra o terrorismo em Paris e afirmou que os países devem ampliar a cooperação nesta área.

Lavrov salientou ainda que há indícios de que a Ucrânia irá resolver a crise atual com recurso à força, o que irá provocar resultados desastrosos. Ele apelou para que os países ocidentais realizem uma investigação sobre o assunto, para defender o acordo de Minsk e resolver a crise ucraniana por via política.

Fonte: Rádio China Internacional