Inácio Arruda se reúne com representantes das universidades cearenses

Representantes das três universidades estaduais, dentre eles os reitores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio; da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Fabianno Cavalcante de Carvalho, e da Universidade Regional do Cariri (Urca), Antônia Otonite Cortez; lideranças sindicais e do movimento estudantil estiveram reunidos na última quarta-feira (14/01), com o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) na sede da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Em pauta, a realização do concurso público, com oferta de 249 vagas para professor efetivo, sendo 120 para a Uece, 67 para a UVA e 62 para a Urca, para suprir o déficit emergencial das universidades. Os reitores se comprometeram a entregar o edital para realização do concurso até o dia 28 de janeiro para que a Secitece possa seguir com a tramitação do processo que deverá passar ainda pela Seplag e PGE antes de sua publicação. A expectativa é publicar o edital do concurso ainda no 1º trimestre de 2015.

O senador Inácio Arruda, que tomará posse como titular da Secitece no próximo dia 2 de fevereiro, definiu ainda um calendário de visitas às universidades com início no mês de fevereiro, para conhecer as demandas e elaborar, em conjunto, um plano estratégico para o desenvolvimento e consolidação do Ensino Superior no Estado.

"Cada universidade tem as suas particularidades. Vamos pensar juntos o que queremos para as nossas universidades, realizar o bom debate, aproveitando tudo que já foi levantado até agora, para que os planos se tornem ação", afirmou o senador.

Sobre a nomeação dos 26 professores aprovados em concurso público para a Urca, Inácio disse que politicamente a nomeação está resolvida e já foi acordada com o governador. O prazo agora é só de tramitação legal.

Inácio vai trabalhar para que as vagas decorrentes de aposentadoria, exoneração e falecimento sejam preenchidas de forma menos burocrática, bem como os processos de liberação de professores para cursarem Mestrado e Doutorado.

Fonte: Secitece