Beneficiário do Mais Alimentos conta vantagens do programa 

“A primeira vez que viajei de avião, pensei: se eu conseguir plantar alface e vender para essa companhia aérea, minha produção vai atravessar o mundo todo”, lembra Idalércio Barbetta, que há 16 anos se dedica à agricultura familiar. Com o incentivo de políticas do Governo Federal, o agricultor superou suas expectativas. 

Beneficiário do Mais Alimentos conta vantagens do programa - MDA

Pelo Mais Alimentos, Idalércio adquiriu um trator e modernizou a produção de frutas e hortaliças, que hoje alimenta mais de 300 clientes fiéis. O sorriso não esconde. “É incrível conseguir uma máquina nova, pagando juros tão baratos. Jamais conseguiria comprar algo assim, juntando o meu dinheiro. Hoje, em meia hora, faço o que antes levava um dia inteiro”, conta.

Esse mesmo orgulho, ele pode compartilhar com milhares de agricultores familiares brasileiros. Desde 2008, quando o Mais Alimentos foi criado, foram financiados mais de 80 mil tratores. Pelo programa, também foram adquiridos 48 mil veículos de transporte.

Não foi apenas a lida no campo que ficou mais fácil com as facilidades do Mais Alimentos. Os agricultores puderam também agregar valor ao que produzem, pois essa é a linha do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para investimento.Ela financia máquinas e equipamentos agrícolas como ordenhadeiras, sistemas de irrigação, máquinas usadas em agroindústrias, entre milhares de outros itens, que tornam a vida no campo menos penosa.

Foi graças ao programa que a família Ferrari, do interior de Carlos Barbosa, a 100 quilômetros da capital gaúcha Porto Alegre, conseguiu montar uma agroindústria e profissionalizar a produção caseira de queijos e embutidos. Hoje, o negócio que eles montaram na propriedade da família é destaque na produção desses alimentos no Rio Grande do Sul.“Acessamos o Mais Alimentos e foi bastante importante. Sem esse programa, não teríamos condições de investir em tudo que conquistamos até hoje”, afirma Zair Ferrari, que há 12 anos produz as receitas da família.

Da Redação em Brasília
Com informações do MDA