Prouni municipal é sancionado em Recife

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, sancionou nesta terça-feira (20) a implantação do Programa municipal Universidade para todos – ProUni Recife. O projeto já havia sido aprovado pela Câmara Municipal em outubro do ano passado. Inspirado no Programa Universidade para Todos do governo federal, a iniciativa concederá bolsas integrais de cursos de graduação de curta duração em instituições de ensino privadas para estudantes e professores de escolas públicas.

Prouni em Recife - UNE

“Este é mais um instrumento pra pintar a universidade de povo. Cabe ao movimento estudantil organizar os estudantes pra pautar a universidade que queremos garantindo o tripé básico do ensino superior: ensino de qualidade, pesquisa e extensão. Vitória do povo recifense” declarou a presidenta da União dos Estudantes de Pernambuco – Cândido Pinto (UEP).

De acordo com o prefeito, a expectativa é que as bolsas estejam disponíveis no segundo semestre. Além do benefício da bolsa de estudo, o Prouni Recife também isenta o estudante de taxas acadêmicas.

Para participar, é necessário que o estudante seja residente do Recife, não tenha diploma de curso superior, faça o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que a renda familiar mensal per capita do estudante não ultrapasse dois salários mínimos. Além disso, precisam ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, e não se encontrar matriculado em outro curso de ensino superior.

A UNE defende que programas como o ProUni ajudaram a democratizar o acesso à universidade no Brasil. Mas os estudantes querem mais. A entidade que representa mais de 7 milhões de estudantes lançou uma campanha que quer mais assistência estudantil para garantir a permanência dos estudantes nas universidades.

Fonte: UNE