Consenso caracteriza primeiros dias da terceira cúpula da Celac

As primeiras atividades da terceira cúpula da Comunidade de Estados latino-americanos e Caribenhos (Celac) se desenvolvem em um ambiente de consenso nesta, afirmaram os organizadores.

Celac - Reprodução

Os coordenadores nacionais dos 33 países membros da organização integracionista começaram, neste domingo (25), as negociações sobre os documentos que serão apresentados aos chefes de estado e governo nos dias 28 e 29 de janeio.

A Costa Rica, na presidência temporária da Celac, agradece o compromisso e o excelente trabalho dos Coordenadores Nacionais que realizaram a revisão dos textos.

As sessões dos especialistas irão continuar nesta terça-feira (27) e os ministros de Relações Exteriores darão os últimos toques aos projetos antes de serem apresentados aos presidentes.

O chanceler da Costa Rica, Manuel González, disse em declarações na semana passada que o objetivo na cúpula é de que a região fixe objetivos concretos e mensuráveis.

O governo propôs como tema central do encontro "A luta contra a pobreza" e González pôs como exemplo que entre os planos dos países da Celac pode estar reduzir pela metade as situações extremas desse problema em um prazo de cinco anos.

A Celac foi fundada em Caracas nos dias 2 e 3 de dezembro de 2011, ano da comemoração do Bicentenário da Independência da Venezuela e em homenagem à obra do Libertador Simón Bolívar.

A primeira cúpula foi realizada em 27 e 28 de janeiro de 2013 em Santiago do Chile, e a segunda, em 28 e 29 de janeiro do ano passado, em Havana, Cuba.

Fonte: Prensa Latina