IFCE: Projeto vai apresentar soluções para o SUS

O senador e futuro secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará, Inácio Arruda (PCdoB-CE), participou do primeiro encontro do grupo.

Um projeto que promete apresentar soluções inovadoras para o Sistema Único de Saúde foi iniciado no campus do IFCE de Aracati. O NextSaude reúne pesquisadores de diferentes instituições do país e tem o objetivo de tornar o serviço público de saúde mais eficiente e com informações mais acessíveis aos gestores e usuários.

A coordenação do projeto é feita pelo professor Mauro Oliveira, do curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Ele afirma que o objetivo é unificar as informações já existentes na base de dados do SUS. “Hoje, quando um administrador precisa de uma informação sobre o número de casos de dengue em determinada cidade, por exemplo, em geral essas informações estão em banco de dados diferentes, então há uma certa dificuldade para obter a informação correta. Esses sistema que nós vamos desenvolver tem o objetivo de ajudar o SUS a ter informações mais corretas, considerando que muitas vezes o certificado da informação em determinado local difere de sistema pra sistema ou de cidade pra cidade”.

A palestra de abertura foi feita pelo senador e futuro secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará, Inácio Arruda (PCdoB-CE). Ele avalia que iniciativas de pesquisa como essa precisam de mais incentivo. “Nós estamos preparando gente de alta qualidade e queremos que essas pessoas permaneçam no Ceará. E pra isso nós temos que ter empresas capazes de recepciona-los e de pagar bons salários, fazendo tecnologia que a gente possa não só oferecer ao nosso povo, como oferecer ao Brasil”.

O professor Mauro Oliveira ressalta ainda a importância do financiamento da Funcap, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará. Além do IFCE, participam do projeto pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, da Fundação Osvaldo Cruz e das Universidades Federais do Ceará, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba e Piauí. Durante o primeiro encontro os participantes definiram a responsabilidade de cada um dos núcleos que fazem parte do projeto. Também foi realizado um planejamento operacional das atividades, que só serão concluídas em junho de 2016.

Fonte: IFCE