Metalúrgicos de Guarulhos querem política industrial articulada

Durante lançamento do Guia de Conquistas, com o balanço das ações de 2014, na sexta-feira (30), o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, José Pereira dos Santos, defendeu a adoção de uma política industrial, ampla e articulada.

Coletiva de imprensa do sindicato dos metalúrgicos de Guarulhos e Região - Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região

“A indústria é a alavanca do desenvolvimento. Precisamos de uma base industrial forte e que valorize o setor produtivo nacional. Todos os governos, municipal, estadual e federal podem ajudar nisso”, disse o sindicalista.

Para Pereira o desafio de 2015 é a garantia do emprego. “Estamos frente a um ano muito difícil. Mas, os metalúrgicos vão fazer o que sempre fizeram: defender seus empregos, lutar por seus direitos e buscar novas conquistas”, completou.

O Guia de Conquistas é uma publicação anual que faz um balanço dos principais ganhos, avanços e ações sindicais do ano. O lançamento contou com a presença de várias entidades sindicais e representantes do Poder Legislativo, além da presença de todos os veículos de comunicação de Guarulhos, base da entidade. A publicação, na sétima versão, tem 68 páginas e formato de bolso.

“O ano de 2014 não foi fácil. Houve desaceleração da economia, Copa do Mundo e forte disputa eleitoral e política. Mas os metalúrgicos foram à luta e nosso saldo de conquistas é real”, salientou o Pereira.

Para o economista da subseção do Dieese no Sindicato, Rodolfo Viana, “o Brasil não está em recessão, embora a economia esteja estagnada. Tanto não está que gerou mais de 300 mil empregos no ano passado, a massa salarial aumentou, o salário mínimo cresceu e as categorias tiveram aumento real”.

Fonte: Agência Sindical