União Europeia e EUA negociam acordo comercial

A União Europeia (UE) e os Estados Unidos realizam negociações para a assinatura de uma Sociedade Trasatlântica de Comércio e Investimento (TTIP, por sua sigla em inglês), considerada por seus assinantes como o maior acordo de negócios já debatido.

Acordo Transatlântico EUA - UE - Global Trade Magazine

As discussões – realizadas a portas fechadas na sede da Comissão Europeia (CE) – acontecem até esta terça-feira (3), segundo o Executivo europeu.

Apesar das promessas da CE sobre benefícios anuais de cerca de 120 bilhões de euros (uma vez implementado totalmente o tratado em 2027), o TTIP recebe fortes críticas de organizações políticas e sindicais em todo o bloco europeu.

Estes grupos apontam que, se for assinada a Sociedade, as companhias estadunidenses terão entrada livre nos mercados europeus e poderão operar nele quase sem limites.

Além disso, para qualquer governo nacional será praticamente impossível remover acordos que o prejudiquem, o que degradaria o poder dos executivos, afirmam os que são críticos ao acordo.

Indicam, além disso, que o convênio garantiria às trasnacionais o mesmo tratamento que empresas locais, incluído o acesso a subsídios, e permitiria que pudessem exigir esse benefício a algum governo específico se afetar os benefícios estrangeiros.

A rodada de negociações será presidida pelos chefes negociadores da UE, Ignacio García, e dos Estados Unidos, Dan Mullaney, e será a primeira desde a chegada de Jean-Claude Juncker à presidência do CE.

O diálogo, iniciado em julho de 2013, foi afetado diversas vezes por diferenças entre as partes, principalmente nas questões financeiras. A próxima rodada de negociações está prevista para abril.

Fonte: Prensa Latina