Vietnã traça prioridades de gerenciamento econômico

O governo do Vietnã iniciou, neste domingo (1º/2), seu gerenciamento econômico de fevereiro com o ênfase em garantir alimentos e preços controlados e lutar contra o comércio ilegal ante a celebração do novo ano lunar.

Cidade de Hanoi, no Vietnã

A orientação partiu da análise do comportamento da economia do país durante o mês de janeiro, realizada pelo pleno do executivo, que lhe permitiu assegurar que a inflação está controlada e se prevê atingir em 2015 a meta de crescimento de 6,2%.

A projeção para fevereiro é que se consiga eliminar as travas para as empresas, especialmente as pequenas e médias, e promover seu progresso.

Outra medida é fazer esforços para agilizar os procedimentos administrativos e melhorar o meio comercial, com foco em áreas como tributação, terra, setor portuário e registro de negócios.

O governo do país considera crucial a reestruturação das companhias estatais, o investimento público e as organizações de créditos, além de necessária a manutenção da taxa de interesse inferior ao três por cento da dívida.

Ao analisar-se a queda do preço do petróleo no mundo, o governo vietnamita disse que é um problema que requer medidas cautelosas para minimizar seus impactos no crescimento econômico.

Um dos principais objetivos traçados pelo Vietnã é que 20% das comunas em todo o país cumpram todos os critérios para se converter em áreas de moderna ruralidade, mais produtivas, com o uso de ciência e tecnologia.

Por fim, outra meta do governo é implantar políticas de bem-estar social e atenção aos lares pobres e povoados em zonas remotas.

Fonte: Prensa Latina