Inácio é empossado secretário com a presença do ministro Aldo Rebelo

Os jardins da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) ficou lotado na tarde da última segunda-feira (2) para participar da posse de Inácio Arruda, que assume a pasta estadual.

Inácio Arruda é empossado titular da Secitece

A prestigiada solenidade de transmissão de cargo contou com a participação do Ministro de Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo (PCdoB), além de prefeitos, secretários e ex-secretários de Estado, parlamentares, reitores, pesquisadores, servidores, sindicalistas, representantes de movimentos sociais, familiares e amigos.

O professor René Barreira, que ao longo dos últimos oito anos comandou a pasta, enalteceu a escolha do novo titular. “Inácio é um amigo e companheiro de muitas lutas. Sua trajetória militante, parlamentar e acima de tudo de cidadão nos dá a absoluta convicção de que, com o apoio do governador Camilo Santana e do ministro Aldo Rebelo, ele fará uma excelente gestão assegurando a melhoria da qualidade de vida do povo”, ratificou.

O ex-secretário destacou alguns importantes avanços dados durante a sua gestão. “Nunca se investiu tanto nas universidades estaduais como nos últimos oito anos. Em dezembro de 2003, o investimento era na ordem de 93 milhões de reais. Já em dezembro de 2014, este montante chegou a 403 milhões de reais”, comparou.

René Barreira destacou ainda que o “Ceará é hoje o Estado que melhor remunera os docentes universitários do país”, além da consolidação e expansão das instituições federais de ensino superior, com a criação da Unilab e da Universidade Federal do Cariri, “que desempenham papel importante na interiorização do ensino superior”.

O professor ressaltou ainda sua gratidão ao ex-governador e atual ministro da Educação, Cid Gomes, pelo apoio e confiança ao longo dos últimos anos. “Além dele, agradeço os servidores, professores, reitores e todos que construíram comigo esta história. Desenvolver o Ceará passa pela compreensão de fortalecer as universidades e institutos de educação superior, sempre visando o bem do povo”.

"Inovar para crescer"

O ministro Aldo Rebelo (PCdoB) apresentou números para reforçar a importância da posse de Inácio, sua parceria com o Ministério e o tema Ciência e Tecnologia. Segundo o ministro, enquanto o Brasil ocupa a sétima posição na economia mundial, “causa desconforto” quando o país é analisado acerca do desempenho em ciência, tecnologia e inovação. “Saímos do grupo dos 10 e assumimos a 14ª posição, no quesito publicações em revistas especializadas e publicação de patentes, por exemplo. Não somos uma economia que inova e nos sustentamos com base em fatores instáveis, constituídos pelas fronteiras agrícolas, pecuárias e minerais”.

Rebelo destacou a “ousadia e a criatividade” do povo cearense para ultrapassar as barreiras e conquistar desafios. “O Ceará tem elevada capacidade em todas as esferas da vida social, com valores importantes para o país. Vemos sempre o desempenho dos alunos daqui em concursos e vestibulares concorridos. Isto demonstra uma juventude que carrega, ao lado da disciplina, valores que não se improvisam, que são construídos com exemplo e que podem nos ajudar a responder porquê não inovamos e onde estão os obstáculos”.

Superar dificuldades e inovar “nos apoiando naquilo que é possível”. “Creio que esta Secretaria vai contar com uma matéria prima de grande criatividade, aliando a capacidade de Inácio Arruda à persistência do povo cearense par ajudar o Brasil a encontrar soluções para seus grandes desafios. Juntos, podemos converter em instrumento da emancipação científica, tecnológica e econômica do Brasil a elevação da nossa população e o aprofundamento da democracia no país”.

“Dar um passo adiante”

O secretário Inácio Arruda iniciou sua fala destacando que a Ciência e Tecnologia é uma das pastas mais destacadas para o desenvolvimento do país. “Sugiro que a gente trabalhe em um corpo só, em nome do nosso Estado e do nosso país, e formemos este time unido visando transformar nossa luta em algo concreto para o povo”.

Para Inácio, os desafios virão. “Sugiro que a gente divida a responsabilidade e possamos conduzir, de forma tranquila, os enfrentamentos como algo importante do processo democrático”.

Sobre o ex-secretário, Inácio também elogiou o amigo de longa data. “Em nome de René Barreira, este homem de formação humanista, voltado à academia e com relações profundas com a comunidade acadêmica, cumprimento os servidores da casa e conto com a colaboração de todos. Espero honrar seu legado, conservar, polir, cuidar e dizer que temos ainda mais a fazer. As universidades são as joias do nosso povo”, reiterou.

Ainda segundo o novo secretário, “a ciência é a arte do saber, assim como a sabedoria popular”. “Queremos colocar a ciência na mão do povão. Nossa meta é a inclusão da ciência e da tecnologia. Para isso, vamos dar um passo adiante ao que nossos antecessores construíram e honrar suas iniciativas. Vamos em frente, vamos à luta”.

Mais

Inácio Arruda destacou que a ampliação do Cinturão Digital no Estado será sua prioridade.

O secretário afirmou que vai reivindicar a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) no Ceará. “Temos capacidade, inteligência e laboratórios de excelência. A vinda deste grande polo de produção de tecnologia na área da indústria ligará a academia à pesquisa e garantirá ainda mais formação para o nosso povo”.

O concurso para professores e servidores para as universidades estaduais (Uece, UVA e Urca) também foi colocado como prioridade. Segundo Inácio, além das 249 vagas para professor, já anunciadas pelo governador Camilo Santana (PT), deverá ser apresentado edital para seleção de servidores para coordenar os trabalhos administrativos das instituições.

De Fortaleza,
Carolina Campos