Secretaria Estadual inicia trabalhos com diálogo e debate

 Angela Albino participou de oficina no sábado (31) com lideranças comunitárias, políticas e profissionais do setor. Antes de tomar posse na Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), a ex-deputada estadual Angela Albino participou neste sábado (31) de uma oficina com lideranças comunitárias, políticas e profissionais da área para debater os desafios da pasta que deve assumir nesta primeira semana de fevereiro.

Trabalho na SST inicia com diálogo e debate sobre desafios na área de Assistência Social de Santa Catarina

Presente no evento para ouvir as demandas setoriais, Angela manifestou ciência da responsabilidade que terá pela frente para corresponder às expectativas da população e do governador Raimundo Colombo (PSD) que a indicou para o cargo e afirmou que trabalhará para cumprir uma das metas do segundo mandato do governo de diminuir as desigualdades regionais do estado.

“Para tornar isso possível quero desde já estabelecer ferramentas de diálogo com quem trabalha na implementação das políticas sociais e me colocar à disposição para vencermos as dificuldades”, destacou.

Dos 60 participantes no encontro, entre servidores da secretaria, professores universitários e técnicos das áreas afins do órgão, mais de 20 falaram sobre o que entendem que deve ser prioridade da nova secretária.

Entre os assuntos tratados estão a valorização dos conselhos estaduais vinculados à SST, o apoio aos municípios na execução dos programas assistenciais, o aumento dos cursos de capacitação de trabalhadores, a maior atenção as pessoas em situação de vulnerabilidade social e a necessidade de construção de uma política estadual de assistência social.

Para Janice Merigo, assistente social da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), um dos pontos que deve ser melhorado na nova gestão é a articulação entre Estado e prefeituras.

“A secretaria estadual tem que assumir o seu papel de apoio e orientação aos administradores municipais”, observa.

Essa necessidade de mudança de relação foi reforçada por Vilmar Comassetto, vereador do PCdoB em Concórdia.

“A desarticulação entre os entes governamentais faz com recursos sejam perdidos e programas importantes deixem de ser executados. A assistência social é uma área sensível e há uma grande expectativa com Angela Albino à frente da pasta”, ressaltou.

Presentes – Participaram da oficina realizada no auditório da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) lideranças de Brusque, Joinville, Palhoça, São José, Jaraguá do Sul, Concórdia, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Gaspar, Governador Celso Ramos, São Bento do Sul e Florianópolis.

Veja fotos: CLIQUE AQUI!


*Assessoria Angela Albino