Davidson Magalhães defende Petrobras de ataques do PSDB 

O deputado Davidson Magalhães (PCdoB-BA), usou a tribuna da Câmara para o seu primeiro discurso do mandato, para fazer a defesa da Petrobras e repudiar as tentativas de privatização defendidas pela oposição. Ele, que foi presidente da Bahiagás, repudiou “essa posição, que deixa claro que o interesse dos tucanos é o enfraquecimento e a privatização desse importante patrimônio, que é responsável hoje por 15% dos investimentos neste país e 10% do nosso PIB (produto Interno Bruto)”. 

Davidson Magalhães defende Petrobras contra ataques do PSDB - Lid. PCdoB na Câmara

Ele fez referência às declarações do senador José Serra (PSDB-SP), que recebeu ampla divulgação na grande mídia, de que a Petrobras tem que ser refundada, mudar radicalmente os seus métodos de gestão, profissionalizar a sua diretoria e reservar-se, principalmente, à tarefa de explorar e produzir petróleo. 

"Para Serra, a Petrobras deve ser vendida, concedida ou extinta. E que se deve começar pela revisão do modelo do pré-sal", afirma o deputado.

Para o deputado comunista, o discurso do senador José Serra deixa claro o objetivo dos tucanos, de privatizar a Petrobras. “Agora, sob o discurso do combate à corrupção, querem enfraquecer a Petrobras para abrir espaço neste país para que o capital internacional se aproprie dessa grande conquista do povo brasileiro.”

“Nós não podemos retroceder, precisamos fortalecer a Petrobras, combater a corrupção, mas fazer a defesa dos interesses nacionais”, enfatizou o parlamentar, afirmando que “minha história é de completa intolerância com a corrupção. Sou a favor das investigações e da punição dos culpados. Mas o que se está vendo hoje no Brasil é um movimento de busca de enfraquecimento da Petrobras para internacionalizá-la.”

Na avaliação de Davidson, “a posição do senador José Serra vai contra todas as tendências da indústria petroquímica, da indústria de petróleo no mundo, que é exatamente a verticalização”, ao criticar a atual gestão da Petrobras que entrou na área de combustíveis, varejo, petroquímica, fertilizantes, refinarias etc.

Segundo o deputado, Serra quer que a Petrobras se restrinja à tarefa de explorar e produzir petróleo, para permitir a privatização, objetivo último dos tucanos, responsáveis pela onda de privatização no tempo em que governou o país. Na década de 1990, tendo protagonizado casos escandalosos com o da Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier