Evaldo Lima propõe homenagem ao cronista e poeta cearense Airton Monte

O mandato Na Morada Fortaleza homenageia um dos mais geniais e saudosos cronistas de nossa cidade. Tramita, na Câmara Municipal de Fortaleza, Projeto de Indicação do vereador Evaldo Lima (PCdoB) que propõe a instalação de um busto do escritor cearense Airton Monte na Praça da Gentilândia. No documento, o parlamentar também requere a requalificação do espaço público, espaço de importante convivência e afetos da Capital.

Falecido em 10 de setembro de 2012 aos 63 anos, Airton Monte deixou vasta contribuição para a literatura cearense. Suas crônicas relatavam o amor à Fortaleza e causos de personagens vivos no imaginário popular. Parte de seus belos escritos está em livros com “O Grande pânico” (1979), “Homem não chora” (1981), Alba Sangüínea (1983) e “Moça com flor na boca” (2005). Também desenvolveu produção na poesia. Foi comentarista de rádio, letrista, teatrólogo e redator de televisão.

Para Evaldo Lima, a homenagem contempla o quão estão associados o desenvolvimento do escritor e a história da praça localizada na Avenida 13 de Maio. O poeta e cronista fortalezense cresceu pelas ruas e bancos do bairro Gentilândia. "Airton Monte foi um símbolo da Gentilândia, onde assistia as mudanças da paisagem do bairro do autoproclamado 'Solar dos Montes'", argumentou o vereador.

Além do busto na Praça da Gentilândia, o vereador Evaldo Lima também entrou com Projeto de Lei para denominar Dr. Airton Monte o Posto de Saúde da comunidade do Parque Santa Filomena, que será construído na área da Secretaria Regional VI. O Prefeito Roberto Cláudio entrou com pedido de abertura de crédito para atender o anseio da comunidade com a obra, mais um investimento desta gestão na área da Saúde no município.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)