Evaldo Lima: Projeto de Lei propõe homenagem a Chico Passeata

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza Projeto de Lei do vereador Evaldo Lima (PCdoB) que denomina Dr. Francisco Monteiro (Chico Passeata) um Posto de Saúde do município. O parlamentar tem como objetivo homenagear a trajetória do médico sanitarista na luta pelos ideais democráticos e causas do povo. Militante defensor da mobilização social, Passeata tornou-se figura importante dos movimentos progressistas no Ceará.

Nascido em Fortaleza, em 7 de novembro de 1947, Francisco das Chagas Dias Monteiro se formou em Medicina na Universidade Federal do Ceará e iniciou na década de 1960 uma intensa participação no movimento estudantil. Nesta época, recebeu o apelido "Chico Passeata", por defender a luta pelos direitos através da ocupação das ruas com manifestações populares.

Chico Passeata sofreu perseguição na ditadura militar, quando foi obrigado a assumir clandestinidade pelo AI 5. Em 1969, foi preso na cidade de Quipapá (PE) juntamente com sua esposa grávida de dois meses. Submetido a torturas nas dependências do DOPS pernambucano, o esquerdista chegou a cumprir dois anos de pena na prisão. O seu primeiro filho nasceu em cárcere. Em Fortaleza, nos anos 1970, também foi preso e sequestrado pelo DOI/CODI.

Especialista e mestre em Saúde Pública, o médico fortalezense deixou em vida contribuições para o setor. Em Campinas, ajudou a implantar o Sistema Público de Saude. Em Fortaleza, na década de 1980, trabalhou como coordenador na Secretaria de Saúde, foi presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, além de membro do CREMEC e do CFM. Também foi poeta, com antologias publicadas. Chico Passeata faleceu no dia 12 de agosto de 2011, aos 63 anos.

Para Evaldo Lima, a história vitoriosa de Chico Passeata justifica a homenagem através do Projeto de Lei. "A vida de Passeata foi marcada pela sensibilidade diante das causas sociais. Ao olharmos sua trajetória identificamos um grande humanista, de essencial importância para muitas conquistas populares na nossa cidade", afirmou.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)