Palestina abre embaixada na Suécia

A Palestina abriu a sua primeira embaixada em Estocolmo, capital da Suécia. A informação foi confirmada pelo serviço de imprensa do primeiro-ministro sueco.

Margot Walström e Mohamad Abbas

Em visita oficial ao país, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, foi recebido pela ministra das relações exteriores sueca nesta terça-feira (10), para a cerimônia de abertura da embaixada.

Em declaração exclusiva à agência Sputnik, o embaixador da Palestina em Moscou, Faed Mustafa, afirmou que "a Palestina já possuía uma representação na Suécia há tempos, mas hoje, durante a visita de Abbas, foi decidida oficialmente, no mais alto nível, a inauguração de uma embaixada em Estocolmo".

"Para nós isso é importante, em primeiro lugar, porque esperamos que essa tendência de reconhecimento da Palestina seja mantida na Europa e que outros grandes países da União Europeia nos reconheçam. A Suécia deu um grande passo para a resolução dessa questão", afirmou.

No dia 30 de outubro do ano passado, o parlamento da Suécia aprovou uma resolução reconhecendo o Estado Palestino. Na ocasião, o governo sueco considerou a decisão como um ato de "responsabilidade" para impulsionar o processo de paz no Oriente Médio, pretendendo igualar as duas partes no conflito, além de apoiar as forças moderadas na Palestina.

Com o reconhecimento, Israel chegou a retirar o seu embaixador de Estocolmo, mas a situação se regularizou um mês depois. Os Estados Unidos também reagiram negativamente, criticando a decisão e retirando a sua representação diplomática do país temporariamente.

A Suécia foi o primeiro país ocidental da União Europeia a reconhecer a Palestina como Estado independente.

A abertura da representação diplomática foi seguida de uma cerimônia de inauguração e uma coletiva de imprensa com o presidente sueco.

Fonte: Agência Sputnik